Manual de Ajuda

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F.A.Q.

Perguntas Mais Frequentes (Frequently Asked Questions)

Tenho uma dúvida sobre o Catálogo, como entro em contacto?
Pode enviar as suas questões para a equipa de desenvolvimento através do email jgoncal@ualg.pt.
É possível carregar metadados na plataforma que não estejam conforme o perfil SNIMar?
Sim, no entanto, o ficheiro terá de cumprir os seguintes requisitos mínimos: ser válido segundo o formato XML; respeitar o esquema ISO19115; ter um elemento gmd:hierarchyLevel (tipo de recurso) definido; ter um elemento gmd:fileIdentifier (identificador do ficheiro metadado) único. No caso de o ficheiro não conter um elemento válido gmd:EX_GeographicBoundingBox (Retângulo Envolvente, ou seja, coordenadas geográficas decimais dos limites Norte, Sul, Este e Oeste) este será pedido durante a criação de uma entrada.
As entradas que crio na plataforma não aparecem no catálogo, porquê?
Apenas são adicionados à lista de catálogo as entradas com o estado 'publicado'.
Não consigo publicar uma entrada, porquê?
Apenas utilizadores com o perfil Gestor conseguem publicar entradas (ver mais detalhes na alínea 3.1 do manual). Atenção que para ser possível publicar uma entrada é também necessário que o metadado respetivo esteja conforme o perfil de metadados SNIMar e válido no mesmo perfil.
Não consigo configurar uma entrada, porquê?
Apenas o utilizador que cria a entrada ('Dono') e utilizadores com perfil Administrador podem aceder à página de configuração de uma entrada.
Não consigo apagar uma entrada, porquê?
Apenas o utilizador que cria a entrada pode apagar a mesma, excepto quando o mesmo ('Dono' da entrada) passa estes previlégios a outro utilizador. Atenção: cada entrada apenas poderá ter um 'Dono'. Atenção: apenas é possível apagar entradas no estado 'não publicado', logo, será necessário que um utilizador com perfil de Gestor mude o estado da entrada primeiro. Atenção: apagar entradas que já tenham sido publicadas implica que estas também sejam removidas do Geoportal SNIMar durante o processo de harvesting executado de forma automática e periódica.
Que formatos de dados podemos carregar na plataforma?
Apenas é possível carregar formatos vetoriais em 'Shapefile' e formatos matriciais em 'GeoTIFF'.
Não consigo carregar os meus dados na plataforma, porquê?
Ao carregar dados tenha em atenção o seguinte: no caso de se tratar de um CDG do tipo vetorial selecione os múltiplos ficheiros que compõem o Shapefile, a plataforma não aceita formatos comprimidos (.zip, .rar,..); o nome do Shapefile não deverá ter acentuações; é também recomendável que o tamanho total do(s) ficheiro(s) não exceda os 300MB. Atenção: apenas um CDG pode ser associado a cada entrada.
Os dados que carreguei na plataforma não aparecem, porquê?
A plataforma usa, por omissão, o sistema de referência de coordenadas EPSG:4326 (WGS 84). No caso do CDG usar outro sistema de referência é possível que tenha de especificar manualmente o mesmo. Para tal terá de aceder ao Geoserver (com perfil Gestor ou Administrador) e configurar a entrada em causa. No caso de se ter fornecido um ficheiro SLD na altura do carregamento, a causa poderá estar relacionada com incompatibilidades de formato. Também neste caso deverá aceder às configurações de estilo da entrada no Geoserver e fazer as devidas alterações para que esta definição de estilo tenha sucesso. Por fim, poderá ser necessário atualizar a thumbnail da entrada para que reflita as alterações de estilo (ver mais detalhes na alínea 4.9 do manual).